Liturgia Diária – São Bonifácio, bispo e mártir – Quarta-feira (05/06/2024)

Salmo do Dia

Liturgia Diária de Quarta-feira, 5 de junho de 2024.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura e o Evangelho do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje e a Oração do aia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1,1-3.6-12)

Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo

1 Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2 a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor!

3 Dou graças a Deus, — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados —, quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações.

6 Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7 Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8 Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 9 Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus desde toda a eternidade. 10 Esta graça foi revelada agora, pela manifestação de nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele não só destruiu a morte, como também fez brilhar a vida e a imortalidade
por meio do Evangelho, 11 do qual fui constituído anunciador, apóstolo e mestre. 12 Esta é a causa pela qual estou sofrendo, mas não me envergonho, porque sei em quem coloquei a minha fé. E tenho a certeza de que ele é capaz de guardar aquilo que me foi confiado até ao grande dia.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 147 (147B)

— Ó Senhor, para vós eu levanto meus olhos.

— Eu levanto os meus olhos para vós,*que habitais nos altos céus. Como os olhos dos escravos estão fitos* nas mãos do seu senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 13ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (01/07/2024)

— Como os olhos das escravas estão fitos* nas mãos de sua senhora, assim os nossos olhos, no Senhor,* até de nós ter piedade.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 12,18-27)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu sou a ressurreição, eu sou a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá. (Jo 11,25a.26)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18 vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: 19 “Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão”. 20 Ora, havia sete irmãos, o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. 21 O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22 E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Por que os sete se casaram com ela!” 24 Jesus respondeu: “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? 25 Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26 Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? 27 Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

E esses saduceus então apresentam a Jesus um longo e improvável cenário hipotético em que essa mulher eventualmente se casaria com todos os sete irmãos depois que cada um deles morresse. E no final da sua situação hipotética, os saduceus perguntam a Jesus: “Na ressurreição, quando eles se levantarem, de quem ela será esposa?” É claro que Jesus lhes oferece a resposta correta e depois também afirma algo interessante. Ele diz aos saduceus que eles “são grandemente desencaminhados”. Pouco antes desta conversa com os saduceus, os fariseus apresentaram a sua própria pergunta a Jesus, numa tentativa de o apanhar. A diferença parece ser que os saduceus eram mais sinceros na sua busca da verdade, enquanto os fariseus eram mais obcecados com a sua própria autoridade e poder.

Leia mais:  Liturgia Diária – 13ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (02/07/2024)

Os saduceus eram considerados os mais tradicionais dos líderes religiosos, na medida em que aceitavam apenas a Torá, os primeiros cinco livros do Antigo Testamento, como autenticamente revelados. Eles também não aceitavam a vida após a morte ou a ressurreição dos mortos porque acreditavam que a Torá não ensinava explicitamente essas coisas. Os fariseus não apenas aceitaram a Torá, mas também o resto do que está contido no Antigo Testamento. Os fariseus também aceitaram o que era chamado de “tradição dos anciãos”, o que significava que prestavam muita atenção à multiplicação escrupulosa de leis e regulamentos que outros fariseus criaram, e procuravam impor essas leis feitas pelo homem ao povo.

Nesta passagem do evangelho, o problema dos saduceus parece ser o escrupulosidade e a rigidez na sua abordagem à fé. Eles claramente confiaram na razão humana e aplicaram a sua razão humana à Torá. E embora a razão humana e a dedução lógica sejam úteis e necessárias na vida, eles tentaram resolver todas as questões de fé pelo seu próprio esforço, interpretando a Torá de forma restrita e rígida. Não se permitiram abrir-se à sabedoria mais profunda de Deus que inunda a razão humana quando se está atento à inspiração e à revelação divina. Em vez disso, eles eram preto e branco em todas as suas deduções e práticas. Esta rigidez deixou-os “muito enganados”.

Nas nossas próprias vidas, também podemos ser grandemente enganados quando usamos o dom da nossa razão humana de uma forma rígida e estreita. Nunca devemos simplificar excessivamente a fé e nunca devemos pensar que seremos facilmente capazes de chegar a todas as respostas com o nosso próprio esforço. Nosso objetivo constante deve ser permitir que nossas mentes fiquem totalmente imersas na mais profunda sabedoria de Deus e em tudo o que Ele revelou. Os ensinamentos da Igreja nos guiarão, mantendo-nos no caminho reto, mas será a voz de Deus, falando às nossas mentes de uma forma real e pessoal, que nos ajudará a compreender a profundidade e a amplitude da Vontade de Deus, Sua verdade e sabedoria.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Tomé, Apóstolo - 13ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (03/07/2024)

Reflita hoje sobre qualquer tendência que você tenha de ser como esses saduceus. Você é rígido? Ou mente estreita? Você se deixa enganar pensando que tem todas as respostas? Se sim, busque a humildade. Humilhe-se diante dos incríveis mistérios do Céu. Use sua mente para sondar as verdades que Deus revelou e esteja pronto para ser atraído cada vez mais fundo na vida do próprio Deus.

Oração do Dia

Meu Senhor de infinita sabedoria, Tu és a própria Verdade e continuamente te revelas a nós. Dê-me a humildade que preciso para estar sempre aberto a toda a Verdade divina em minha vida, para que eu possa conhecer Você e Sua santa vontade como Você deseja. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *