Liturgia Diária – 9ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (04/06/2024)

Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Terça-feira, 4 de junho de 2024.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (2Pd 3,12-15a.17-18)

Leitura da Segunda Carta de São Pedro

Caríssimos, 12 Esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? 13 O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. 14 Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. 15a Considerai também como salvação a longanimidade de nosso Senhor. 17 Vós, portanto, bem-amados, sabendo disto com antecedência, precavei-vos, para não suceder que, levados pelo engano destes ímpios, percais a própria firmeza. 18 Antes procurai crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, desde agora, até ao dia da eternidade. Amém.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 89 (90)

— Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós!

— Já bem antes que as montanhas fossem feitas † ou a terra e o mundo se formassem, *desde sempre e para sempre vós sois Deus.

— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, *quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, *qual vigília de uma noite que passou.

— Pode durar setenta anos nossa vida, *os mais fortes talvez cheguem a oitenta; a maior parte é ilusão e sofrimento: *passam depressa e também nós assim passamos.

— Saciai-nos de manhã com vosso amor, *e exultaremos de alegria todo o dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, *e a seus filhos revelai a vossa glória!

Leia mais:  Liturgia Diária – 13ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (04/07/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 12,13-17)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Que o Pai do Senhor Jesus Cristo nos dê do saber o Espírito, para que conheçais a esperança reservada para vós, como herança! (Cf. Ef 1,17-18)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos .

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14 Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” 15 Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16 Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17 Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esses fariseus e herodianos foram enviados para enganar Jesus em Seu discurso. Esses homens tinham uma mentalidade muito política e adoravam escolher lados e criticar os outros. Eles eram hipócritas e pouco se importavam com a salvação das almas. Então eles foram até Jesus com o que parecia ser uma pergunta inocente. Eles parecem presumir que Jesus manifestaria oposição ao pagamento do imposto do censo a César e, se o fizesse, estavam prontos a denunciá-lo às autoridades civis. Eles não se importavam com a verdade; eles só se importavam em prender nosso divino Senhor. Quando trouxeram a Jesus a moeda romana com a imagem de César, Jesus pronunciou aquela frase profundamente sábia: “Retribui a César o que é de César e a Deus o que pertence a Deus”.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Tomé, Apóstolo - 13ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (03/07/2024)

Claramente, se estes líderes religiosos hipócritas tivessem vindo a Jesus com humildade e sinceridade, Jesus teria respondido a eles de forma muito diferente. Mas porque eles vieram apenas para prender, distorcer e destruir o nosso Senhor, Jesus os coloca em seu lugar com um ato de sabedoria divina. Ele não mostra apoio ao pagamento do imposto censitário, nem fala contra isso. Portanto, esta passagem do Evangelho termina com a frase: “Eles ficaram totalmente maravilhados com ele”. “Espanto” é a resposta certa. Portanto, de certa forma, podemos aprender com estes líderes religiosos hipócritas. Sempre que nos deparamos com a profunda sabedoria de Deus, devemos sentir admiração e santo espanto.

Naturalmente, o espanto que sentiram deveu-se ao fato de Jesus ter frustrado a armadilha maligna deles. Mas mesmo que seja esse o caso, podemos aprender com isto que a sabedoria de Deus nunca pode ser superada. A sabedoria de Deus silencia a loucura da época e revela a malícia oculta por trás desse mal.

Você já foi confrontado com os truques dos “sabe-tudo” seculares da nossa época? Você já foi desafiado por outra pessoa, sua fé foi atacada diretamente ou suas convicções morais foram questionadas? Muito provavelmente, se você escolheu viver sua fé abertamente e com confiança, você pode ter sentido o ataque de outra pessoa. Para aqueles que não têm uma fé profunda e um dom claro de sabedoria divina, tais truques podem causar confusão e ansiedade. Você pode descobrir que não sabe como responder e se sentir preso pela “sabedoria” errônea da época. Nesse caso, o que você faz? A única resposta às falsas doutrinas e aos enganos que todos encontraremos no mundo cada vez mais secular e ateu é a resposta que vem da sabedoria divina. Sozinhos, nenhum de nós é sábio o suficiente para combater esses erros. Portanto, nosso único recurso é voltar-nos continuamente para a sabedoria de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 13ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (05/07/2024)

Voltamo-nos para a sabedoria de Deus através da oração e do estudo sagrado. Nossa oração abre nossas mentes para a voz clara de Deus que fala a verdade pura. E o estudo sagrado, especialmente das Escrituras, dos ensinamentos da Igreja e da vida dos santos, ajudará a esclarecer a voz de Deus e a dissipar a confusão que o mundo tenta lançar sobre nós. No final, se não mergulharmos as nossas mentes na verdadeira sabedoria de Deus, não estaremos preparados para aquilo que encontramos no mundo.

Reflita hoje sobre a sua necessidade de estar cheio de sabedoria divina para navegar nas artimanhas e tolices do mundo. Reconheça que você não é sábio o suficiente sozinho para superar a confusão da vida. Ore pelo dom da sabedoria e permita que nosso Senhor o conceda a você.

Oração do Dia

Senhor de toda a Verdade, Você é sábio além de toda a sabedoria mundana e frustra os truques do maligno. Abra minha mente, querido Senhor, para a Tua santa Verdade para que eu possa navegar pelos desafios da vida. Conceda-me Sua sabedoria, querido Senhor, para que eu possa segui-Lo onde quer que você me leve. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.