Liturgia Diária – 12ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (25/06/2024)

Homilia

Liturgia Diária de Terça-feira, 25 de junho de 2024.

Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Oração aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura do Livro dos Reis

Naqueles dias, 9b Senaquerib, rei da Assíria, enviou de novo mensageiros a Ezequias para dizer-lhe: 10 “Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando: ‘Jerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assírios’. 11 Porque tu mesmo tens ouvido o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações e como as devastaram. Só tu te vais salvar?” 14 Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a. Depois subiu ao templo do Senhor, estendeu a carta diante do Senhor 15 e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração: “Senhor, Deus de Israel, que estás sentado sobre os querubins! Tu és o único Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste o céu e a terra. 16 Inclina o teu ouvido, Senhor e ouve. Abre, Senhor, os teus olhos e vê. Ouve todas as palavras de Senaquerib, que mandou emissários para insultar o Deus vivo. 17 É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e seus territórios; 18 lançaram os seus deuses ao fogo, porque não eram deuses, mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra, por isso os puderam destruir. 19 Mas agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos de suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”. 20 Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a prece que me dirigiste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 21 Eis o que o Senhor disse dele: ‘A virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas. 31 Pois um resto sairá de Jerusalém, e sobreviventes, do monte Sião. Eis o que fará o zelo do Senhor Todo-poderoso’. 32 Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: ‘Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha contra ela, nem a assaltará com escudo, nem a cercará com trincheira alguma. 33 Pelo caminho, por onde veio, há de voltar, e não entrará nesta cidade, diz o Senhor. 34 Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e ao meu servo Davi'”. 35a Naquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e exterminou no acampamento assírio cento e oitenta e cinco mil homens. 36 Senaquerib, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí permaneceu.

Leia mais:  Liturgia Diária – Solenidade Santos Pedro e Paulo Apóstolos, Domingo (30/06/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 47 (48)

— O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

— Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora é a alegria do universo.

— Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.

— Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade em meio ao vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 7,6.12-14)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 “Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O medo é útil? Depende. Depende de qual forma de medo estamos falando. Primeiro, existe uma forma de medo que é contrária à fé. É um medo que nos leva à dúvida e até ao desespero. É um medo que resulta do ataque do maligno e de outros que podem pecar contra nós. Esta forma de medo não é saudável e deve ser superada através de uma fé que se volta para o Senhor com a máxima confiança e esperança.

Leia mais:  Liturgia Diária – Memória Santo Irineu, bispo e mártir, Sexta-feira (28/06/2024)

Mas há também um temor santo que é muito útil e um dos sete dons do Espírito Santo. Lembre-se do Provérbio que diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria…” (Provérbios 9:10). Em um nível mínimo, esse medo sagrado torna você consciente de seus pecados e das consequências desses pecados, especialmente dos pecados graves. E esse temor santo leva você a temer o castigo que resulta do pecado, levando você a evitar pecados graves. Mas a forma ideal de “temor do Senhor” pela qual devemos nos esforçar é o “temor filial”, que é o santo temor de um filho ou filha de Deus. Esse medo é baseado em um profundo amor a Deus e deixa você tão cheio de admiração pela glória, bondade e majestade de Deus que você fica cheio do desejo de agradá-Lo e dar-Lhe grande glória com sua vida. Assim, este “medo” leva você a um desejo de evitar até mesmo o menor dos pecados, porque, no seu amor a Deus, você não só quer evitar ofendê-Lo, mas também quer honrá-Lo na maior medida possível.

A passagem bíblica acima deveria nos levar, no mínimo, ao medo de não entrar pela porta da “estrada que conduz à vida”. É útil considerar o ensino de Jesus de uma forma muito direta. Jesus essencialmente diz que é muito fácil passar pela porta que é “larga” e seguir pela estrada que é “larga” nesta vida. Em outras palavras, é excepcionalmente fácil abraçar uma vida de pecado e caminhar em direção à “destruição”. Jesus diz ainda que aqueles que passam por esta porta larga e por esta estrada larga são “muitos”. Este fato deveria ser a causa do nosso honesto exame diário. Se este caminho largo é tão fácil, então deveríamos admitir honestamente que podemos facilmente caminhar por ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 12ª Semana do Tempo Comum, Sábado (29/06/2024)

A “porta estreita” e a estrada “apertada” são encontradas e percorridas apenas por “alguns”, segundo as palavras de Jesus. Novamente, devemos tomar conhecimento disso e levá-lo a sério. Jesus não diria isso se não fosse verdade. Portanto, se o dom do temor do Senhor está vivo em sua vida, e se você realmente é filho ou filha de Deus, então você se esforçará diariamente para ser um daqueles “poucos” que encontram este caminho estreito para a santidade. E, idealmente, você fará isso por amor a Deus e pelo desejo de dar-Lhe a maior glória possível.

Reflita hoje sobre este ensinamento desafiador de nosso Senhor. Aceite a palavra Dele e avalie sua vida à luz desse ensinamento. O que você está fazendo na vida para ter certeza de que é um dos poucos que começaram a passar por esta porta estreita? O seu amor por Deus deixa você com tanta admiração pela grandeza de Deus que seu desejo mais profundo é não apenas agradá-Lo, mas glorificá-Lo plenamente com suas ações? Esforce-se para entrar pela porta estreita e pela estrada estreita e não volte atrás. Embora isso exija muita determinação, sacrifício e amor, o objetivo e o fim do caminho valem a pena.

Oração do Dia

Meu mais magnífico Senhor, Tu e somente Tu és digno de toda glória, honra e louvor. Que tudo que eu faça na vida leve à Tua glória e que eu evite tudo que prejudica meu relacionamento com Você. Eu te amo, querido Senhor. Ajude-me a amar-te e glorificar-te de todo o coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.

A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *