Liturgia Diária – 10ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (10/06/2024)

Homilia

Liturgia Diária de Segunda-feira, 10 de junho de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (17,1-6)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naqueles dias, 1 o profeta Elias, tesbita de Tesbi de Galaad, disse a Acab: “Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nestes anos nem orvalho nem chuva, senão quando eu disser!” 2 E a palavra do Senhor foi dirigida a Elias nestes termos: 3 “Parte daqui e toma a direção do oriente. Vai esconder-te junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 4 Lá beberás da torrente. E eu ordenei aos corvos que te deem alimento”. 5 Elias partiu e fez como o Senhor lhe tinha ordenado, e foi morar junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 6 Os corvos traziam-lhe pão e carne, tanto de manhã como de tarde, e ele bebia da torrente.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 120 (121)

— Do Senhor é que vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

— Eu levanto os meus olhos para os montes:* de onde pode vir o meu socorro? “Do Senhor é que me vem o meu socorro,* do Senhor que fez o céu e fez a terra!”

— Ele não deixa tropeçarem os meus pés,*e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! Não! Ele não dorme nem cochila,*aquele que é o guarda de Israel!

— O Senhor é o teu guarda, o teu vigia,* é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia,*nem a lua através de toda a noite.

— O Senhor te guardará de todo o mal,*ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deus te guarda na partida e na chegada.*Ele te guarda desde agora e para sempre!

Leia mais:  Liturgia Diária – 13ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (04/07/2024)

Evangelho do Dia

Anúncio do Evangelho (Mt 5,1-12)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Alegrai-vos, vós todos, porque grande há de ser a recompensa nos céus que um dia tereis!(Mt 5,12a)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11 Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Hoje recebemos o chamado incrivelmente elevado das Bem-aventuranças para ponderar. Estas lições foram ensinadas por Jesus numa colina ao norte do Mar da Galileia. Muitos vinham a Jesus para ouvi-lo pregar e testemunhar Seus muitos milagres. Eles se reuniram com Ele neste local remoto, e Jesus os fez reclinar-se enquanto Ele pregava o que hoje é conhecido como “O Sermão da Montanha”. Este sermão é encontrado nos capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus e ocorre logo depois que Jesus iniciou Seu ministério público.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Tomé, Apóstolo - 13ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (03/07/2024)

Que maneira de começar Seu ministério público! Este ensinamento de Jesus era totalmente novo e deve ter deixado muitas pessoas hipnotizadas. Jesus já não ensinava apenas os preceitos do Antigo Testamento, como os Dez Mandamentos; Ele agora elevou a lei moral a um nível nunca antes concebido.

À medida que as pessoas ouviam este novo professor falar com nova autoridade e sabedoria, elas podem ter ficado entusiasmadas e confusas ao mesmo tempo. Ter fome e sede de justiça, ser misericordioso e limpo de coração e ser um pacificador poderia ter sido aceito. Mas por que ser pobre, triste e manso era considerado uma bênção? E ainda mais desafiador, por que foi bom ser perseguido por causa da justiça ou insultado e acusado falsamente por causa de Jesus?

Quando o ensinamento novo e radical de Jesus é claramente compreendido, não são apenas os Seus primeiros discípulos que podem ter ficado confusos e entusiasmados ao mesmo tempo. Você também, se realmente ouvir Seus ensinamentos e compreender o que Ele quer dizer, descobrirá que poderá ser desafiado no âmago do seu ser. O ensinamento de Jesus deve ser abraçado integralmente e sem hesitação.

As bem-aventuranças são o nosso chamado à perfeição. Eles nos mostram o caminho pelo qual viajamos até as alturas da santidade e obtemos a glória do Céu. Eles são o nosso roteiro detalhado e ajustado para a plenitude da felicidade e da alegria. Mas também nos chamam a uma transformação radical das nossas mentes e das nossas ações. Eles não são “facilmente” aceitos, no sentido de que exigem que nos afastemos de todas as tendências egoístas que temos e escolhamos viver livres de todas as tentações, apegos e pecados terrenos. A perfeição aguarda aqueles que ouvem, compreendem e abraçam as bem-aventuranças.

Leia mais:  Liturgia Diária – 13ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (05/07/2024)

Reflita hoje sobre o início deste desafiador Sermão da Montanha. Procure encontrar tempo para levar cada bem-aventurança à oração. Só através da oração e da meditação se compreenderá o pleno significado de cada um destes convites à santidade. Comecemos pelo apelo à pobreza interior de espírito. Esta bem-aventurança chama-nos ao desapego total de tudo o que não faz parte da vontade de Deus. A partir daí, considere a importância de lamentar o seu pecado, de buscar pureza de coração e humildade em todas as coisas. Reflita sobre cada bem-aventurança e passe algum tempo com aquela que é mais desafiadora para você. Nosso Senhor tem muito a dizer a você através deste sermão. Não hesite em permitir que Ele o conduza às alturas da santidade através disso.

Oração do Dia

Senhor de toda santidade, Tu és perfeito em todos os sentidos. Tu vivestes todas as virtudes e bem-aventuranças com perfeição. Dá-me a graça de me abrir a Ti para que possa ouvir-te chamar-me à perfeição de vida e para que eu possa responder generosamente com toda a minha vida. Torne-me santo, querido Senhor, para que eu encontre a felicidade e a realização que Tu desejas conceder. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.